Características técnicas

d  30 mm                         
D  72 mm                         
B  19 mm                         
rs m 1,1 mm                         
Classe de folga radial  CN                        
Peso  0,36Kg                       

 

Desempenho

Capacidade de carga dinâmica, C 26,7 kN
Capacidade de carga estática, C0 15 kN
Limete de carga à fadiga, Cu 0,68 kN
f0 13,3
Nlim (graxa)                                 10 000 Tr/min                                
Temperatura mín, Tmín -20 °C
Temperatura máx, de operação 120 °C
Frequência de giro da gaiola, FTF 0,39 Hz
Frequência de giro do elemento rolante, BSF 4,14 Hz
Frequência de passagem na pista externa, BPFO 3,08 Hz
Frequência de passagem na pista interna, BPFI 4,92 Hz

Recomendações de barreira

da mín  36,5 mm
da máx  65,5 mm
ra máx  1 mm

 

Materiais

Tanto os anéis interno e externo, como as esferas dos insertos de mancais auto-alinháveis SNR são fabricados em aço temperado para rolamentos 100 Cr6. Os insertos são fornecidos de série alojados em gaiolas bipartidas rebitadas, fabricadas em chapa de aço. As vedações são fabricadas em borracha nitrílica e chapa de aço galvanizada.

Materiais                                          materiais                                            materiais

 

Fixação no eixo

A baixa exigência na fabricação do eixo constitui de uma vantagem neste tipo de aplicação. O eixo não precisa ser temperado nem retificado, da mesma forma que a qualidade superficial não é grande. Recomendamos que os materiais dos eixos tenham uma resistência à tração de, pelo menos, 500 N/mm2. O número máximo permitido de rotações depende quer da geometria do mancal, quer da tolerância do diâmetro do eixo, tal como se pode ver pelo gráfico abaixo.

Fixação no eixo

 

Tamanho do inserto

Para a maioria dos campos de aplicação, os parafusos sem cabeça proporcionam uma fixação suficientemente segura dos anéis internos ao eixo. No caso de fixação mediante colar excêntrico de travamento, é recomendável usar para os assentos dosmancais, eixos produzidos segundo h6 a h9. Caso sejam empregadas buchas de fixação cônicas, é suficiente uma tolerância do eixo de h9 a h11. Caso as condições de funcionamento sejam particularmente adversas, nomeadamente quando sejam previsíveis vibrações ou choques, é preferível optar por um ajuste prensado ligeiro.

 

Possibilidades de fixação ao eixo

Possibilidades de fixação ao eixo

 

Parafusos de fixação dos insertos de mancal

Métrico

Parafusos de fixação dos insertos de mancal Métrico

Polegadas

Parafusos de fixação dos insertos de mancal Polegadas

 

Jogo do rolamento

Os insertos dos mancais auto-alinháveis standard são produzidos com uma folga aumentada do rolamento do grupo C3.

Os insertos para altas ou baixas temperaturas, têm folga C4.

Os valores da folga do rolamento constam das tabelas que se seguem:

Jogo do rolamento

 

Capacidade de carga axial dos insertos

A capacidade de carga axial do inserto depende, sobretudo, da forma como o rolamento está fixado ao eixo. Na maioria das aplicações, a estrutura interna das pistas e das esferas pouca influência exerce. Um outro fator é a tolerância do eixo utilizada. Para poder alcançar a capacidade de carga axial máxima possível para o tipo de fixação em questão é necessário que o elemento de fixação (p. ex. o parafuso sem cabeça, a bucha de fixação) se encontre fixado com o momento de aperto prescrito. No caso de vibrações ou cargas de impacto acentuadas, é recomendável apoiar o anel interno contra um ressalto do eixo e fixá-lo eventualmente com uma porca ranhurada e uma arruela de travamento. Nestas circunstâncias, consegue-se aproveitar totalmente a capacidade de carga axial do inserto, tal como é o caso dos rolamentos fixos de esferas standard. Esta pode ser até 5 vezes superior ao valor da capacidade de carga radial estática C0r. Uma utilização deste tipo necessita, contudo, de uma análise cuidadosa das condições de carga envolvidas.

Produtos relacionados

Sobre a loja

Agrimaqui - Comercio de Equipamentos Industriais - Esteiras Transportadoras, Máquinas de costura para sacaria, Seladoras para embalagens, Paletizadoras Envolvedoras de paletes, Balanças Industriais, Mesas Elevatórias Manuais, Plataformas Elevatórias Hidráulicas, Transpaletes e Carrinhos de Armazém.

Pague com
  • PagSeguro V2
Selos

Agrimaqui Equipamentos Eireli - CNPJ: 09.660.426/0001-46 © Todos os direitos reservados. 2020