d | 15 mm |
D | 42 mm |
B | 13 mm |
d1 | 23,2 mm |
D1 | 36,1 mm |
rs min | 1 mm |
Classe de folga radial | CN |
Peso | 0,08 Kg |
Capacidade de carga dinâmica, C | 11,2 kN |
Capacidade de carga estática, C0 | 5,3 kN |
Limete de carga à fadiga, Cu | 0,24 kN |
f0 | 12,1 |
Nref | 18 000 Tr/min |
Nlim | 30 000 Tr/min |
Temperatura mín, Tmín | -40 °C |
Temperatura máx, de operação | 120 °C |
Frequência de giro da gaiola, FTF | 0,36 Hz |
Frequência de giro do elemento rolante, BSF | 3,31 Hz |
Frequência de passagem na pista externa, BPFO | 2,52 Hz |
Frequência de passagem na pista interna, BPFI | 4,48 Hz |
da mín | 20 mm |
da máx | 23,2 mm |
Cd mín | 0 mm |
Da máx | 37 mm |
ra máx | 1 mm |
Tanto os anéis interno e externo, como as esferas dos insertos de mancais auto-alinháveis SNR são fabricados em aço temperado para rolamentos 100 Cr6. Os insertos são fornecidos de série alojados em gaiolas bipartidas rebitadas, fabricadas em chapa de aço. As vedações são fabricadas em borracha nitrílica e chapa de aço galvanizada.
A baixa exigência na fabricação do eixo constitui de uma vantagem neste tipo de aplicação. O eixo não precisa ser temperado nem retificado, da mesma forma que a qualidade superficial não é grande. Recomendamos que os materiais dos eixos tenham uma resistência à tração de, pelo menos, 500 N/mm2. O número máximo permitido de rotações depende quer da geometria do mancal, quer da tolerância do diâmetro do eixo, tal como se pode ver pelo gráfico abaixo.
Para a maioria dos campos de aplicação, os parafusos sem cabeça proporcionam uma fixação suficientemente segura dos anéis internos ao eixo. No caso de fixação mediante colar excêntrico de travamento, é recomendável usar para os assentos dosmancais, eixos produzidos segundo h6 a h9. Caso sejam empregadas buchas de fixação cônicas, é suficiente uma tolerância do eixo de h9 a h11. Caso as condições de funcionamento sejam particularmente adversas, nomeadamente quando sejam previsíveis vibrações ou choques, é preferível optar por um ajuste prensado ligeiro.
Métrico
Polegadas
Os insertos dos mancais auto-alinháveis standard são produzidos com uma folga aumentada do rolamento do grupo C3.
Os insertos para altas ou baixas temperaturas, têm folga C4.
Os valores da folga do rolamento constam das tabelas que se seguem:
A capacidade de carga axial do inserto depende, sobretudo, da forma como o rolamento está fixado ao eixo. Na maioria das aplicações, a estrutura interna das pistas e das esferas pouca influência exerce. Um outro fator é a tolerância do eixo utilizada. Para poder alcançar a capacidade de carga axial máxima possível para o tipo de fixação em questão é necessário que o elemento de fixação (Ex.: o parafuso sem cabeça, a bucha de fixação) se encontre fixado com o momento de aperto prescrito. No caso de vibrações ou cargas de impacto acentuadas, é recomendável apoiar o anel interno contra um ressalto do eixo e fixá-lo eventualmente com uma porca ranhurada e uma arruela de travamento. Nestas circunstâncias, consegue-se aproveitar totalmente a capacidade de carga axial do inserto, tal como é o caso dos rolamentos fixos de esferas standard. Esta pode ser até 5 vezes superior ao valor da capacidade de carga radial estática C0r. Uma utilização deste tipo necessita, contudo, de uma análise cuidadosa das condições de carga envolvidas.
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