Motorredutor IBR tipo Q 040 - corpo quadrado

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MOTOREDUTOR IBR Q040
n² (RPM) i P mot (CV) M²m (Nm) f.s. η (%) FR1 (N) FR2 (N)
226,7 7,5 0,75 20,2 1,9 87 250 980
170,0 10 0,75 26,3 1,4 85 250 1050
113,3 15 0,75 38,1 1,0 82 250 1150
85,0 20 0,50 32,2 1,1 78 250 1300
68,0 25 0,50 39,2 0,9 76 250 1450
56,7 30 0,33 29,4 1,4 72 250 1590
42,5 40 0,33 36,0 1,1 66 250 1810
34,0 50 0,25 32,0 1,1 62 250 1980
28,3 60 0,25 35,9 0,9 58 250 2150
21,3 80 0,16 28,0 1,2 53 250 2340
17,0 100 0,16 31,1 0,9 47 250 2480

Legenda:

- Rotação no eixo de saída do redutor para entrada com 1700 RPM.

i - Redução nominal do redutor.

PMot - Potência máxima de entrada

M²m - Torque de saída para a potência de entrada PMot.

f.s. - Fator de serviço, considerando a potência PMot.

η - Rendimento do redutor.

FR1 - Força radial máxima admissível no eixo de entrada

FR2 - Força radial máxima admissível no eixo de saída

 

MODELO REDUÇÕES FAIXA DE POTÊNCIAS TORQUES DE SAÍDA
IBR Q 025 1/7,5 - 1/60 0,08 - 0,16 cv até 13 N.m.
IBR Q 030 1/7,5 - 1/80 0,08 - 0,33 cv  até 20 N.m.
IBR Q 040 1/7,5 - 1/100 0,16 - 0,75 cv até 42 N.m.
IBR Q 050 1/7,5 - 1/100 0,25 - 1,50 cv até 70 N.m.
IBR Q 063 1/7,5 - 1/100 0,50 - 3,00 cv até 140 N.m.
IBR Q 075 1/7,5 - 1/100 0,75 - 5,00 cv até 230 N.m.
IBR Q 090 1/7,5 - 1/100 1,00 - 7,50 cv até 370 N.m.
IBR Q 110 1/7,5 - 1/100 1,50 - 10,00 cv até 630 N.m.
IBR Q 130 1/7,5 - 1/100 2,00 - 15,00 cv até 1050 N.m.
IBR Q 150 1/7,5 - 1/100 3,00 - 25,00 cv até 1450 N.m.

 

Dimensões

Dimensões

Tamanho A B C D(H7) D1(j6) E F G G1 G2 H I K L M N(h8) O Q R S T V
025 45 - 70 11 - 83 22 45 50 - 35 25 34 42 55 45 6 35,5 48 5 - 22,5
030 54 20 80 14 9 97 32 55 63 51 40 30 44 56 65 55 6,5 44 57 5,5 21 27
040 70 23 100 18 11 121,5 43 70 78 60 50 40 60 71 75 60 6,5 55 71,5 6,5 26 35
050 80 30 120 25 14 144 49 80 92 74 60 50 70 85 85 70 8,5 64 84 7 30 40
063 100 40 144 25 19 174 67 95 112 90 72 63 85 103 95 80 8,5 80 102 8 36 50
075 120 50 172 28 24 205 72 112,5 120 105 86 75 90 112 115 95 11 93 119 10 40 60
090 140 50 208 35 24 238 74 129,5 140 125 103 90 100 130 130 110 13 102 135 11 45 70
110 170 60 252,5 42 28 295 - 160 155 142 127,5 110 115 144 165 130 14 125 167,5 14 50 85
130 200 80 292,5 45 30 335 - 180 170 162 147,5 130 120 155 215 180 16 140 187,5 15 60 100
150 240 80 340 50 35 400 - 210 200 192 170 150 145 185 215 180 18 180 230 18 72,5 120

 

Tamanho KA KB KC KE α KM KN(h8) KO KP KQ b b1 f t t1 PESO(Kg)
FC FL FC FL FC FL FC FL FC FL FC FL FC FL FC FL
025 45 - 5 - 2,5 - Ø 6,5 45° 55 - 40 - 6,5 - 75 - 70 - 4 - - 12,8 - 0,63
030 45,5 - 6 - 4 - M6x11 45° 68 - 50 - 6,5 - 80 - 70 - 5 3 - 16,3 10,2 1,2
040 67 97 7 9 4 4 M6x8 45° 87 87 60 60 9 9 110 110 95 95 6 4 - 20,8 12,5 2,3
050 90 120 9 10 5 5 M8x10 45° 90 90 70 70 11 11 125 125 110 110 8 5 M6 28,3 16 3,5
063 82 112 10 11 6 6 M8x14 45° 150 150 115 115 11 11 180 180 142 142 8 6 M6 28,3 21,5 6,2
075 111 90 13 13 6 6 M8x14 45° 135 135 130 110 14 12 200 160 170 160 8 8 M8 31,3 27 9
090 111 112 13 19 6 6 M10x18 45° 165 165 152 130 14 12 210 200 200 200 10 8 M8 38,3 27 13
110 131 - 15 - 6 - M10x18 45° - - 170 - 14 - 280 - 260 - 12 8 M10 45,5 31 35
130 140 - 15 - 6 - M12x21 22,5° - - 180 - 16 - 320 - 290 - 14 8 M10 48,8 33 48
150 155 - 15 - 6 - M12x21 22,5° - - 180 - 16 - 320 - 290 - 14 10 M12 53,8 38 84

 

O que é um redutor de velocidade?

Os redutores de velocidade são utilizados para alterar ou adequar a rotação do acionador para uma rotação diferente, quando há necessidade do dispositivo a ser acionado. Sendo assim, sempre que há uma redução em relação a rotação, o torque consequentemente, irá aumentar.

Grande parte dos redutores presentes hoje no mercado são fornecidos com eixos ocos chavetado, discos de contração, estriados, eixo sólido chaveta ou com flange. Basicamente constituídos por eixos de entrada e saída, carcaça, rolamentos e engrenagens, estas engrenagens podem ser helicoidais, cônicas, hipóides, dentre outras

Os redutores possuem inúmeras aplicações e são muito utilizados em processos industriais pois tem um alto desempenho de rotação, melhorando assim os resultados produtivos. São utilizados em diversos equipamentos que possuem rotação, velocidade e torque. A partir disso, nota-se que os redutores estão presentes também em diferentes segmentos do mercado.

Sabendo que os redutores possuem diversas características, atendem diversos equipamentos e segmentos distintos do mercado, é muito importante saber o que você deseja, entender qual a sua necessidade e o que busca alcançar com a utilização deste equipamento na sua indústria.

O que é um redutor de velocidade?                           O que é um redutor de velocidade?                          O que é um redutor de velocidade?

O que é um motoredutor?

Sabendo o que é um redutor de velocidade, o entendimento de motoredutor ou moto redutor, fica ainda mais fácil. Os motoredutores são equipamentos que possuem um redutor de velocidade acoplado a um motor ou atuador elétrico.

A sua finalidade é fazer com que haja uma troca direta entre velocidade e força. Sendo o redutor o responsável por fazer com que o motor tenha mais fora.

Assim como os redutores os motoredutores são utilizados em um amplo mercado e em diversos equipamento, mas diferente dos redutores que são encontrados em pequenos, médios e grande porte, os motoredutores são voltados para indústrias e grandes empresas.

Como já citado antes os redutores possuem diversos sistemas de engrenagens, porém os mais utilizados na indústria são os de coroa e rosca sem-fim e os que possuem engrenagens helicoidais.

 

Coroa e rosca sem-fim

A coroa e o parafuso com rosca sem-fim integram um conjunto de transmissão mais comum de ser encontrado em indústrias ou empresas, principalmente nos casos onde é necessário com que haja uma redução de velocidade ou um aumento de torque.

O sistema de coroa e rosca sem-fim é formado por uma rosca de um parafuso de transmissão, sem-fim, acompanhado com uma engrenagem cilíndrica com dentes, ou seja, a coroa. Quando o parafuso sem-fim é rotacionado, o mesmo empurra a coroa, com o movimento dos filetes do parafuso. Fazendo com que ela gire.

Coroa e rosca sem-fim

 

Engrenagens helicoidais

As engrenagens são basicamente peças mecânicas que são firmadas por rodas dentadas, que normalmente ligam à eixos e realizam movimento de rotação e potência, estas engrenagens podem ser cilíndricas, cônicas, retas ou engrenagem helicoidal.

A engrenagem helicoidal leva os mesmos princípios dos demais modelos de engrenagem, porém é composta de cilindros com dentes dispostos de forma transversal, ou como também pode ser conhecida com engrenagem em hélice.

O uso desta engrenagem é ideal para transporte de cargas com muito peso pois o ângulo dos dentes da mesma permitem o “empuxo”. Também é muito utilizada por máquinas que precisam de rotações muito altas. Para compensar a força feita pelos dentes da engrenagem, que são os principais componentes de toque, ela necessita de um mancal para funcionamento.

Engrenagens helicoidais

 

Diferença entre motoredutor e redutor

Mesmo que ambos são dispositivos mecânicos que possuem o mesmo objetivo, de reduzirem a velocidade de um atuador, o que difere estes dispositivos acaba sendo a maneira com que ambos realizam esta redução.

A principal característica que difere os redutores dos motoredutores é a ampla gama de reduções que podem ser obtidas, já que os redutores possuem na sua entrada um eixo maciço chavetado, as mesmas são feitas por meio mecânico com jogos de polias e engrenagens, contudo podendo aumentar seu torque de saída.

Além disto o redutor é uma forma muito mais simples e barata de se fazer uma jogada mecânica para se conseguir a velocidade desejada e a mesma poder ser alterada diversas vezes. Mas isso acaba por comprometer a segurança, pois muitas vezes esse mecanismo ou somente o eixo do redutor acabam por ficarem expostos, podendo assim causar acidentes gravíssimos.

Diferença entre motoredutor e redutor

A diferença do motoredutor é que ele faz o mesmo processo, porém é feito diretamente, com o redutor sendo acoplado ao motor, isso faz com que não haja mais a variação de redução, porém por ser inteiramente integrado ao sistema evita acidentes e é mais seguro. O fato de que não há uma liberdade para fazer variações e obter rotações diferente hoje já não é um problema, pois existem diversos variadores de velocidade ou inversores de frequência, que torna a variação ainda mais fácil, dando liberdade para configurar a velocidade desejada e sem perda de potência do motor elétrico.

Diferença entre motoredutor e redutor

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