MOTOREDUTOR IBR Q040 | |||||||
n² (RPM) | i | P mot (CV) | M²m (Nm) | f.s. | η (%) | FR1 (N) | FR2 (N) |
---|---|---|---|---|---|---|---|
226,7 | 7,5 | 0,75 | 20,2 | 1,9 | 87 | 250 | 980 |
170,0 | 10 | 0,75 | 26,3 | 1,4 | 85 | 250 | 1050 |
113,3 | 15 | 0,75 | 38,1 | 1,0 | 82 | 250 | 1150 |
85,0 | 20 | 0,50 | 32,2 | 1,1 | 78 | 250 | 1300 |
68,0 | 25 | 0,50 | 39,2 | 0,9 | 76 | 250 | 1450 |
56,7 | 30 | 0,33 | 29,4 | 1,4 | 72 | 250 | 1590 |
42,5 | 40 | 0,33 | 36,0 | 1,1 | 66 | 250 | 1810 |
34,0 | 50 | 0,25 | 32,0 | 1,1 | 62 | 250 | 1980 |
28,3 | 60 | 0,25 | 35,9 | 0,9 | 58 | 250 | 2150 |
21,3 | 80 | 0,16 | 28,0 | 1,2 | 53 | 250 | 2340 |
17,0 | 100 | 0,16 | 31,1 | 0,9 | 47 | 250 | 2480 |
n² - Rotação no eixo de saída do redutor para entrada com 1700 RPM.
i - Redução nominal do redutor.
PMot - Potência máxima de entrada
M²m - Torque de saída para a potência de entrada PMot.
f.s. - Fator de serviço, considerando a potência PMot.
η - Rendimento do redutor.
FR1 - Força radial máxima admissível no eixo de entrada
FR2 - Força radial máxima admissível no eixo de saída
MODELO | REDUÇÕES | FAIXA DE POTÊNCIAS | TORQUES DE SAÍDA |
---|---|---|---|
IBR Q 025 | 1/7,5 - 1/60 | 0,08 - 0,16 cv | até 13 N.m. |
IBR Q 030 | 1/7,5 - 1/80 | 0,08 - 0,33 cv | até 20 N.m. |
IBR Q 040 | 1/7,5 - 1/100 | 0,16 - 0,75 cv | até 42 N.m. |
IBR Q 050 | 1/7,5 - 1/100 | 0,25 - 1,50 cv | até 70 N.m. |
IBR Q 063 | 1/7,5 - 1/100 | 0,50 - 3,00 cv | até 140 N.m. |
IBR Q 075 | 1/7,5 - 1/100 | 0,75 - 5,00 cv | até 230 N.m. |
IBR Q 090 | 1/7,5 - 1/100 | 1,00 - 7,50 cv | até 370 N.m. |
IBR Q 110 | 1/7,5 - 1/100 | 1,50 - 10,00 cv | até 630 N.m. |
IBR Q 130 | 1/7,5 - 1/100 | 2,00 - 15,00 cv | até 1050 N.m. |
IBR Q 150 | 1/7,5 - 1/100 | 3,00 - 25,00 cv | até 1450 N.m. |
Tamanho | A | B | C | D(H7) | D1(j6) | E | F | G | G1 | G2 | H | I | K | L | M | N(h8) | O | Q | R | S | T | V |
025 | 45 | - | 70 | 11 | - | 83 | 22 | 45 | 50 | - | 35 | 25 | 34 | 42 | 55 | 45 | 6 | 35,5 | 48 | 5 | - | 22,5 |
030 | 54 | 20 | 80 | 14 | 9 | 97 | 32 | 55 | 63 | 51 | 40 | 30 | 44 | 56 | 65 | 55 | 6,5 | 44 | 57 | 5,5 | 21 | 27 |
040 | 70 | 23 | 100 | 18 | 11 | 121,5 | 43 | 70 | 78 | 60 | 50 | 40 | 60 | 71 | 75 | 60 | 6,5 | 55 | 71,5 | 6,5 | 26 | 35 |
050 | 80 | 30 | 120 | 25 | 14 | 144 | 49 | 80 | 92 | 74 | 60 | 50 | 70 | 85 | 85 | 70 | 8,5 | 64 | 84 | 7 | 30 | 40 |
063 | 100 | 40 | 144 | 25 | 19 | 174 | 67 | 95 | 112 | 90 | 72 | 63 | 85 | 103 | 95 | 80 | 8,5 | 80 | 102 | 8 | 36 | 50 |
075 | 120 | 50 | 172 | 28 | 24 | 205 | 72 | 112,5 | 120 | 105 | 86 | 75 | 90 | 112 | 115 | 95 | 11 | 93 | 119 | 10 | 40 | 60 |
090 | 140 | 50 | 208 | 35 | 24 | 238 | 74 | 129,5 | 140 | 125 | 103 | 90 | 100 | 130 | 130 | 110 | 13 | 102 | 135 | 11 | 45 | 70 |
110 | 170 | 60 | 252,5 | 42 | 28 | 295 | - | 160 | 155 | 142 | 127,5 | 110 | 115 | 144 | 165 | 130 | 14 | 125 | 167,5 | 14 | 50 | 85 |
130 | 200 | 80 | 292,5 | 45 | 30 | 335 | - | 180 | 170 | 162 | 147,5 | 130 | 120 | 155 | 215 | 180 | 16 | 140 | 187,5 | 15 | 60 | 100 |
150 | 240 | 80 | 340 | 50 | 35 | 400 | - | 210 | 200 | 192 | 170 | 150 | 145 | 185 | 215 | 180 | 18 | 180 | 230 | 18 | 72,5 | 120 |
Tamanho | KA | KB | KC | KE | α | KM | KN(h8) | KO | KP | KQ | b | b1 | f | t | t1 | PESO(Kg) | ||||||||
FC | FL | FC | FL | FC | FL | FC | FL | FC | FL | FC | FL | FC | FL | FC | FL | |||||||||
025 | 45 | - | 5 | - | 2,5 | - | Ø 6,5 | 45° | 55 | - | 40 | - | 6,5 | - | 75 | - | 70 | - | 4 | - | - | 12,8 | - | 0,63 |
030 | 45,5 | - | 6 | - | 4 | - | M6x11 | 45° | 68 | - | 50 | - | 6,5 | - | 80 | - | 70 | - | 5 | 3 | - | 16,3 | 10,2 | 1,2 |
040 | 67 | 97 | 7 | 9 | 4 | 4 | M6x8 | 45° | 87 | 87 | 60 | 60 | 9 | 9 | 110 | 110 | 95 | 95 | 6 | 4 | - | 20,8 | 12,5 | 2,3 |
050 | 90 | 120 | 9 | 10 | 5 | 5 | M8x10 | 45° | 90 | 90 | 70 | 70 | 11 | 11 | 125 | 125 | 110 | 110 | 8 | 5 | M6 | 28,3 | 16 | 3,5 |
063 | 82 | 112 | 10 | 11 | 6 | 6 | M8x14 | 45° | 150 | 150 | 115 | 115 | 11 | 11 | 180 | 180 | 142 | 142 | 8 | 6 | M6 | 28,3 | 21,5 | 6,2 |
075 | 111 | 90 | 13 | 13 | 6 | 6 | M8x14 | 45° | 135 | 135 | 130 | 110 | 14 | 12 | 200 | 160 | 170 | 160 | 8 | 8 | M8 | 31,3 | 27 | 9 |
090 | 111 | 112 | 13 | 19 | 6 | 6 | M10x18 | 45° | 165 | 165 | 152 | 130 | 14 | 12 | 210 | 200 | 200 | 200 | 10 | 8 | M8 | 38,3 | 27 | 13 |
110 | 131 | - | 15 | - | 6 | - | M10x18 | 45° | - | - | 170 | - | 14 | - | 280 | - | 260 | - | 12 | 8 | M10 | 45,5 | 31 | 35 |
130 | 140 | - | 15 | - | 6 | - | M12x21 | 22,5° | - | - | 180 | - | 16 | - | 320 | - | 290 | - | 14 | 8 | M10 | 48,8 | 33 | 48 |
150 | 155 | - | 15 | - | 6 | - | M12x21 | 22,5° | - | - | 180 | - | 16 | - | 320 | - | 290 | - | 14 | 10 | M12 | 53,8 | 38 | 84 |
Os redutores de velocidade são utilizados para alterar ou adequar a rotação do acionador para uma rotação diferente, quando há necessidade do dispositivo a ser acionado. Sendo assim, sempre que há uma redução em relação a rotação, o torque consequentemente, irá aumentar.
Grande parte dos redutores presentes hoje no mercado são fornecidos com eixos ocos chavetado, discos de contração, estriados, eixo sólido chaveta ou com flange. Basicamente constituídos por eixos de entrada e saída, carcaça, rolamentos e engrenagens, estas engrenagens podem ser helicoidais, cônicas, hipóides, dentre outras
Os redutores possuem inúmeras aplicações e são muito utilizados em processos industriais pois tem um alto desempenho de rotação, melhorando assim os resultados produtivos. São utilizados em diversos equipamentos que possuem rotação, velocidade e torque. A partir disso, nota-se que os redutores estão presentes também em diferentes segmentos do mercado.
Sabendo que os redutores possuem diversas características, atendem diversos equipamentos e segmentos distintos do mercado, é muito importante saber o que você deseja, entender qual a sua necessidade e o que busca alcançar com a utilização deste equipamento na sua indústria.
Sabendo o que é um redutor de velocidade, o entendimento de motoredutor ou moto redutor, fica ainda mais fácil. Os motoredutores são equipamentos que possuem um redutor de velocidade acoplado a um motor ou atuador elétrico.
A sua finalidade é fazer com que haja uma troca direta entre velocidade e força. Sendo o redutor o responsável por fazer com que o motor tenha mais força.
Assim como os redutores os motoredutores são utilizados em um amplo mercado e em diversos equipamento, mas diferente dos redutores que são encontrados em pequenos, médios e grande porte, os motoredutores são voltados para indústrias e grandes empresas.
Como já citado antes os redutores possuem diversos sistemas de engrenagens, porém os mais utilizados na indústria são os de coroa e rosca sem-fim e os que possuem engrenagens helicoidais.
A coroa e o parafuso com rosca sem-fim integram um conjunto de transmissão mais comum de ser encontrado em indústrias ou empresas, principalmente nos casos onde é necessário com que haja uma redução de velocidade ou um aumento de torque.
O sistema de coroa e rosca sem-fim é formado por uma rosca de um parafuso de transmissão, sem-fim, acompanhado com uma engrenagem cilíndrica com dentes, ou seja, a coroa. Quando o parafuso sem-fim é rotacionado, o mesmo empurra a coroa, com o movimento dos filetes do parafuso. Fazendo com que ela gire.
As engrenagens são basicamente peças mecânicas que são firmadas por rodas dentadas, que normalmente ligam à eixos e realizam movimento de rotação e potência, estas engrenagens podem ser cilíndricas, cônicas, retas ou engrenagem helicoidal.
A engrenagem helicoidal leva os mesmos princípios dos demais modelos de engrenagem, porém é composta de cilindros com dentes dispostos de forma transversal, ou como também pode ser conhecida com engrenagem em hélice.
O uso desta engrenagem é ideal para transporte de cargas com muito peso pois o ângulo dos dentes da mesma permitem o “empuxo”. Também é muito utilizada por máquinas que precisam de rotações muito altas. Para compensar a força feita pelos dentes da engrenagem, que são os principais componentes de toque, ela necessita de um mancal para funcionamento.
Mesmo que ambos são dispositivos mecânicos que possuem o mesmo objetivo, de reduzirem a velocidade de um atuador, o que difere estes dispositivos acaba sendo a maneira com que ambos realizam esta redução.
A principal característica que difere os redutores dos motoredutores é a ampla gama de reduções que podem ser obtidas, já que os redutores possuem na sua entrada um eixo maciço chavetado, as mesmas são feitas por meio mecânico com jogos de polias e engrenagens, contudo podendo aumentar seu torque de saída.
Além disto o redutor é uma forma muito mais simples e barata de se fazer uma jogada mecânica para se conseguir a velocidade desejada e a mesma poder ser alterada diversas vezes. Mas isso acaba por comprometer a segurança, pois muitas vezes esse mecanismo ou somente o eixo do redutor acabam por ficarem expostos, podendo assim causar acidentes gravíssimos.
A diferença do motoredutor é que ele faz o mesmo processo, porém é feito diretamente, com o redutor sendo acoplado ao motor, isso faz com que não haja mais a variação de redução, porém por ser inteiramente integrado ao sistema evita acidentes e é mais seguro. O fato de que não há uma liberdade para fazer variações e obter rotações diferente hoje já não é um problema, pois existem diversos variadores de velocidade ou inversores de frequência, que torna a variação ainda mais fácil, dando liberdade para configurar a velocidade desejada e sem perda de potência do motor elétrico.
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