Inversor de frequência para motores - Ageon - 1CV

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Especificações técnicas

 

Tensão de entrada 200~240 Vca (-15%, +10%)
Frequência de entrada 50/60 Hz (± 2%)
Frequência de saída 0 a 300 Hz
Frequência de chaveamento 5, 10 ou 15 KHz (configurável)
Tipo de controle Escalar V/F, PWM senoidal (com injeção de 3ª harmônica)
Grau de proteção IP20
Temperatura de operação 0 a +50°C
Umidade relativa  5 a 90% (sem condensação)
Entrada analógica 1 entrada: 0 a +10Vcc
Entrada digital 4 entradasdigitais opto isoladas
Saída a relé 1  Contato reversível NA/NF (10A/110Vca ou 7A/220Vca)

 

Dimensões inversor de frequência

dimensões inversor de frequencia

 

Modelo Dimensões (mm) Base de fixação (mm)
Largura (L) Altura (H) Profundidade (P) A B C
XF05 (2.6A / 200-240 V) 95 140 105 88 120 5
XF10 (4.0A / 200-240 V) 95 140 135 88 120 5
XF15 (5.0A / 200-240 V) 95 140 135 88 120 5
XF20 (7.3A / 200-240 V) 95 140 135 88 120 5

 

Como um inversor de frequência funciona?

 

A principal função dos inversores de frequência é alterar a frequência que é enviada ao motor elétrico, desde modo fazendo com que se tenha um controle completo sobre a velocidade do motor conectado aos seus contatos de saída. 

Como um inversor de frequência funciona?

 

O inversor de frequência faz isso através de vários estágios. Primeiramente ele começa convertendo o sinal alternado que vem da rede para continuo, através de seis diodos. Após passar pela ponte retificadora a tensão nas fases é encontrada como continua pulsante. Na próxima etapa utilizando capacitores de filtro em paralelo e uma indutância em série ele filtra o sinal pulsante transformando o mesmo em um sinal contínuo, com uma leve ondulação por conta da transformação de corrente alternada para continua. 

 

Como um inversor de frequência funciona?Como um inversor de frequência funciona?Como um inversor de frequência funciona?

 

Por fim o último estágio do inversor de frequência é constituído por transistores que fazem o chaveamento da tensão contínua. Portanto eles são responsáveis por desligar e ligar a alimentação do motor em cada fase, tornando a tensão continua em alternada novamente, porém agora, devido aos transistores existem a possibilidade de controlar a sua frequência.

Porém para que a onda de saída se torne uma onda senoidal ao invés de ondas quadradas, é necessário com que se altere a largura do pulso. Desta forma a tensão de saída também irá variar de acordo com a frequência. 

 

Como um inversor de frequência funciona?

 

Mesmo o sinal retangular não sendo adequado para a maioria das cargas que funcionam com corrente alternada, em motores elétricos trifásicos ela funciona muito bem, permitindo variações na frequência e consequentemente na velocidade do motor.

 

 

Por que utilizar inversor de frequência?

 

Utilizar o inversor de frequência no controle de motores elétrico possui muitas vantagens dentre elas; reduzir o consumo de energia, muitos sistemas e equipamentos não precisam exercer a sua velocidade máxima em diversas tarefas, senão, sempre. Portanto tendo a possibilidade de controlar a velocidade do equipamento, fará com que o mesmo seja muito mais eficiente.

Outra grande vantagem do inversor de frequência é aumentar a produção através do controle de processo adequado, com os motores sendo controlados por inversores de frequência será possível adequar a velocidade exata para determinada tarefa, assim gerando menos erro e desgastes, o que faz com que os níveis de produção subam, gerando uma receita maior para sua empresa.

Além do inversor prolongar a vida útil do equipamento e reduzir custos com a manutenção, quando o motor é controlado por um inversor de frequência que garante a ele a velocidade e aplicação ideal de trabalho, faz com que o equipamento dure mais tempo e tenha menos tempo de inatividade, devido à manutenção. O inversor também fornece ao motor uma proteção completa contra surtos na rede, sobrecargas, dentre outros.... Contanto também com as rampas de aceleração outra principal vantagem do inversor de frequência.

 

 

Rampas de aceleração

 

Uma função muito utilizada dos inversores são as rampas de aceleração. Quando o motor é energizado, ele parte da inércia para sua velocidade máxima em pouco tempo. O que acaba sendo muito prejudicial ao motor, comprometendo seus componentes, pois a partida brusca acaba danificando engrenagens e correias. O que acaba gerando mais custos com manutenção além do consumo exagerado de energia cada vez que o motor parte.

 

Rampas de aceleração

 

Portanto a rampa de aceleração é utilizada para solucionar esse problema, com ela é possível controlar o tempo de aceleração do motor, do ponto de partida da sua inércia até a sua velocidade máximo ou a velocidade configurada também pelo inversor. Da mesma maneira que as rampas de aceleração, existem as rampas de desaceleração, que tem o objetivo de evitar paradas bruscas do motor, tornando a frenagem mais suave.

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