Controlador de temperatura Ageon A102

Código: CTRLTEM102 Marca:

Especificações técnicas

Alimentação (110 ou 220) Vac
Potência máxima 1,5 VA
Saída à relé Aquecimento/Refrigeração (17A / 250 Vac)
Faixa de medição (-50 a +100) °C
Resolução 0,1 °C de (-50 a +100) °C
Condições de operação (0 a 40)°C e (10 a 80)% UR (sem condensação)
Dimensões (LxAxP) (93 x 37 x 73) mm
Grau de proteção (IP) 65
Sensor NTC (IP68) Ø6 mm / L=15 mm comprimento padrão 1,5 m

 

Ícones do display

LED Descrição LED Descrição
display power

- Apagado durante o funcionamento normal.

- Acesso caso seja pressionada a tecla power.

display aquecimento

- Acesso quando o aparelho estiver no modo aquecimento.

-Piscando qando o controlador estiver aguardando temporização

display economia - Acesso quando o aparelho estiver em modo econômico. display graus - Acesso se a informação mostrada no display for uma temperatura em graus Celsius.
display programação

- Acesso quando estiver sendo usado a chave de programação.

- Piscando caso esteja se comunicando com ArcSys.

display degelo

- Acesso duranto o ciclo de degelo.

- Piscando quando o controlador estiver esperando a temporização do parâmetro r9.

OBS: somente se d4 = Yes

display nao util - Não utilizado display refrigeração

- Acesso quando o aparelho estiver em modo refrigeração.

- Piscando quando o controlador estiver aguardando temporização.

display nao util 2 - Não utilizado    

 

Dimensões controlador de temperatura A102

dimensões controlador a102 frente                                                dimensões controlador a102 lateral

 

Fixação controlador de temperatura A102

 

fixação tampa do controlador            fixação tampas laterais controlador            recorte para fixação controlador

 

Como funciona controladores de temperatura

 

Os controladores de temperatura presentes no mercado atualmente vão ser encontrados em três tipos básicos de controle. Liga/desliga, proporcional e PID, para entender qual irá solucionar a sua necessidade é preciso saber como cada comando funciona.

Comando Liga/Desliga: O comando liga desliga é o mais comum de ser encontrado nas suas diversas aplicações e também o mais simples dos comandos e de ser compreendido. A sua saída não possui um intermediário, o controlador irá alternar a sua saída quando a temperatura, em caso de aquecimento, estiver abaixo do programado no sensor. E em caso de refrigeração irá alternar sua saída somente a temperatura se elevar mais do que o programado. E em ambos os casos irá desligar somente quando conseguir estabilizar a temperatura.  Em situações em que a temperatura tenha muita variação, para não sofrer danos o sensor é acionado ás operações do controlador, isso exige que a temperatura ultrapasse o programado no sensor até um determinado limite, antes da saída ser alternada novamente. Impedindo com que ocorra oscilações ou execute alterações rápidas e contínuas.

 

Como funciona controladores de temperatura

 

Comando proporcional: Diferente dos controladores liga/desliga os controladores de temperatura que funcionam com o comando proporcional, servem justamente para eliminar a função digital, onde o existem somente duas opções, esse tipo de comando funciona controlando a potência que é fornecida ao aquecedor ou refrigerador, ou seja, em caso de aquecimento o controlador irá diminuir a potência média quando a temperatura estiver próxima ao que está programado fazendo com que ele mantenha a temperatura estável. Este processo ocorre de acordo com uma “banda proporcional” que fica próxima ao ponto de ajuste da temperatura, em casos onde a temperatura se encontre fora da banda proporcional o sensor irá funcionar como um liga/desliga normalmente, tendo sua saída completamente ligado ou deligado abaixo ou acima da banda. Porém se a temperatura programada estiver dentro da banda a sua saída será ligada ou deligada proporcionalmente ao que está configurado no sensor.

 

Comando proporcional                           Comando proporcional

 

Comando PIB: Este tipo de controle do sensor combina o comando proporcional com dois ajustes adicionais, o integral e o derivativo, que servem para compensar as alterações no sistema. Os dois ajustes são expressos em unidades de tempo. Os termos proporcionais, tanto o integral como o derivativo devem ser programados individualmente, porém não há uma configuração padrão são configurados através de tentativa e erros. Esta é a forma de controle mais precisa dos demais controles e é recomendado em situações onde existem massas que reagem rapidamente a variações de temperatura, geralmente as mais pequenas.

 

Comando PIB

 

 

Controle de malha

 

Utilizar controladores de temperatura é essencial em qualquer situação onde é desejado manter uma determinada temperatura estável e controlada, ou seja, independentemente de qualquer mudança de temperatura ambiente o objeto irá continuar com a temperatura desejada. Neste contexto, existem dois tipos de controladores de temperatura de malha aberta e controlador de temperatura de malha fechada.

O controlador de temperatura de malha aberta é o mais básico por não levar a temperatura real do objeto em consideração, ou seja, em uma situação de refrigeração, em um dia quente onde o controlador estiver trabalhando com potência máxima, se em boas condições, deixaria o ambiente ou massa gelado, entretanto nesta mesma situação, porém em um dia frio deixaria o ambiente muito frio ou até congelaria, pois, o controlador de malha aberta não considera a temperatura ambiente. Para que a temperatura ambiente seja levada em consideração, seria necessário a utilização de um sensor que faça a leitura da temperatura externa e informe ao controlador

 

controlador de temperatura de malha aberta

 

O controle de malha fechada é mais sofisticado, levando em consideração a temperatura externa através de medidores e corrigindo a mesma constantemente a fim de manter a temperatura sempre o mais próximo possível do que está programado no sensor. Programa muito utilizado em aplicações industriais e residenciais.

 

controle de malha fechada

 

 

Alarmes nos controladores

 

Os controladores possuem diversos parâmetros um deles é o alarme, utilizado para alertar quando o processo atingiu alguma temperatura determinada. Existem diversas variações nos modelos de alarmes presentes em cada controlador de temperatura, um dele e também o mais comum é o alarme alto ou baixo. O alarme alto ou baixo é o responsável por indicar quando a temperatura de determinado processo ficou muito elevada ou muito baixa do que está programado no controlador, evitando com que haja um superaquecimento ou congelamento de algo.

 

Alarmes nos controladores             Alarmes nos controladores

 

O alarme de desvio é ajustado de acordo com a temperatura programada no controlador. O alarme de desvio monitora o ponto que está programado e dispara quando o processo estiver variando muito sua temperatura.

 

alarme de desvio

 

Outro tipo de alarme presente nos controladores de temperatura é o alarme de banda, este alarme é disparado quando a temperatura está fora da sua faixa de variações, estes alarmes normalmente são configurados para metade acima e metade abaixo do ponto de ajuste.

 

alarme de banda

Produtos relacionados

Sobre a loja

Agrimaqui - Comercio de Equipamentos Industriais - Esteiras Transportadoras, Máquinas de costura para sacaria, Seladoras para embalagens, Paletizadoras Envolvedoras de paletes, Balanças Industriais, Mesas Elevatórias Manuais, Plataformas Elevatórias Hidráulicas, Transpaletes e Carrinhos de Armazém.

Pague com
  • PagSeguro V2
Selos

Agrimaqui Equipamentos Eireli - CNPJ: 09.660.426/0001-46 © Todos os direitos reservados. 2020