Características técnicas | |
Acionamento | Haste ajustável e roldana |
Modelo | AXCK-S141 |
Corrente nominal | 15AC / 240V |
Material do corpo | Plástico |
Peso | 0,140Kg |
A chave fim de curso com haste ajustável e roldana, possui um contato NA, ou seja, o contato não possui continuidade até o atuador ser acionado, comutando os contatos e dando continuidade à corrente elétrica.
E um contato NF, a corrente flui normalmente por esse contato, quando o atuador é acionado, o dispositivo comuta os contatos cortando o fluxo de corrente elétrica que passava por ali.
Possui corpo em plástico e pode ser utilizado em diversas aplicações: máquinas industriais, interruptores de equipamentos, segurança industrial, esteiras transportadoras, entre outros.
A chave fim de curso é um dispositivo elétrico que atua de forma mecânica, tendo seus contatos comutados quando o seu atuador entra em contato com alguma força física. Podendo ser útil para resolver diversos problemas em circuitos elétricos.
Para entender melhor, a constituição de uma chave fim de curso é basicamente: caixa, contatos e atuadores. Os mesmos são encontrados em diversas formas, entretanto, a principal característica que altera o modo de funcionamento de um dispositivo para o outro é o seu atuador, podendo ser do tipo alavanca, com haste, roldana, entre outros.
Por ser um componente que contém muitas variações, de instalação, posição de atuação, atuador e ser capaz de tornar muitas opções de funcionamento possíveis, não existe uma aplicação especifica para a utilização deste componente. Porém na indústria esse dispositivo é muito comum de ser encontrado em situações onde é preciso ter conhecimento da posição de um determinado objeto, monitoração ou detectar. Outra aplicação muito importante para a chave fim de curso e também muito utilizado, principalmente, por equipamentos industriais, são como componentes de segurança, conforme nr12, como por exemplo fazer com que um equipamento funcione somente quando uma porta estiver fechada.
O que é uma Norma Regulamentadora (NR12)
A NR12 foi criada em 08 de junho de 1978 pelo Ministério do Trabalho e Emprego(MTE). A NORMA REGULAMENTADORA número 12, ou NR12, tem o objetivo de garantir que máquinas e equipamentos sejam seguros para o uso do trabalhador.
Por isso, a NR12 exige informações completas, sobre todo o ciclo de vida de máquinas e equipamentos, incluindo transporte, instalação, utilização, manutenção e até mesmo sua eliminação ao final da vida útil.
Quais as características da chave fim de curso?
Uma chave fim de curso é composta basicamente por três elementos, sendo eles:
-Caixa;
-Contatos;
-Atuadores.
A caixa contêm o mecanismo de acionamento e os contatos, existem caixa de plástico e de metal. Esses dispositivos possuem um contato NF (mais comum) mas também tem os contatos NA. As chaves de fim de curso são robustas devido a corrente que suportam e a quantidade de ciclos de vida útil que o mesmo tem. Como os demais elementos temos também alguns tipos de atuadores como:
Pinos arredondados, pinos com roletes, hastes flexíveis, alavanca com roletes, alavancas angulares com roletes. Sendo assim é fundamental considerar detalhes como o espaço disponível para a instalação, o grau de proteção, tipo de atuador, tipo de contato NA ou NF, entre outros.
Contato NA: Essa denominação se deve a abreviatura da função Normalmente Aberto. (inglês Normaly Open). Os códigos de função para contatos auxiliares NA são 3 e 4, estes representados sempre no segundo digito.
Contato NF: Essa denominação se deve a abreviatura da função Normalmente Fechado. (inglês Normaly Closed). Os códigos de função para contatos auxiliares NF são 1 e 2, estes representados sempre no segundo digito.
Agrimaqui - Comercio de Equipamentos Industriais - Esteiras Transportadoras, Máquinas de costura para sacaria, Seladoras para embalagens, Paletizadoras Envolvedoras de paletes, Balanças Industriais, Mesas Elevatórias Manuais, Plataformas Elevatórias Hidráulicas, Transpaletes e Carrinhos de Armazém.