Chave fim de curso com Haste Ajustável e Roldana

Código: chvfim-hate-ajust-rol Marca:

Dimensões chave fim de curso com haste ajustável e roldana

Dimensões chave fim de curso com haste ajustável e roldana          Dimensões chave fim de curso com haste ajustável e roldana

 

Características técnicas
Acionamento Haste ajustável e roldana
Modelo AXCK-S141
Corrente nominal 15AC  /  240V
Material do corpo Plástico
Peso 0,140Kg

 

Sobre a chave fim de curso com haste ajustável e roldana

A chave fim de curso com haste ajustável e roldana, possui um contato NA, ou seja, o contato não possui continuidade até o atuador ser acionado, comutando os contatos e dando continuidade à corrente elétrica.

 

Sobre a chave fim de curso com acionamento helicoidal                                                           Sobre a chave fim de curso com acionamento helicoidal

 

E um contato NF, a corrente flui normalmente por esse contato, quando o atuador é acionado, o dispositivo comuta os contatos cortando o fluxo de corrente elétrica que passava por ali.

 

Sobre a chave fim de curso com acionamento helicoidal                                                               Sobre a chave fim de curso com acionamento helicoidal

 

Possui corpo em plástico e pode ser utilizado em diversas aplicações: máquinas industriais, interruptores de equipamentos, segurança industrial, esteiras transportadoras, entre outros.

 

O que é uma chave fim de curso

A chave fim de curso é um dispositivo elétrico que atua de forma mecânica, tendo seus contatos comutados quando o seu atuador entra em contato com alguma força física. Podendo ser útil para resolver diversos problemas em circuitos elétricos.

Para entender melhor, a constituição de uma chave fim de curso é basicamente: caixa, contatos e atuadores. Os mesmos são encontrados em diversas formas, entretanto, a principal característica que altera o modo de funcionamento de um dispositivo para o outro é o seu atuador, podendo ser do tipo alavanca, com haste, roldana, entre outros.

 

O que é uma chave fim de curso                         O que é uma chave fim de curso                                O que é uma chave fim de curso

 

 

Aplicações para chave fim de curso

Por ser um componente que contém muitas variações, de instalação, posição de atuação, atuador e ser capaz de tornar muitas opções de funcionamento possíveis, não existe uma aplicação especifica para a utilização deste componente. Porém na indústria esse dispositivo é muito comum de ser encontrado em situações onde é preciso ter conhecimento da posição de um determinado objeto, monitoração ou detectar. Outra aplicação muito importante para a chave fim de curso e também muito utilizado, principalmente, por equipamentos industriais, são como componentes de segurança, conforme nr12, como por exemplo fazer com que um equipamento funcione somente quando uma porta estiver fechada.

Aplicações para chave fim de curso                                        Aplicações para chave fim de curso


 

O que é uma Norma Regulamentadora (NR12)

A NR12 foi criada em 08 de junho de 1978 pelo Ministério do Trabalho e Emprego(MTE). A NORMA REGULAMENTADORA número 12, ou NR12, tem o objetivo de garantir que máquinas e equipamentos sejam seguros para o uso do trabalhador.

Por isso, a NR12 exige informações completas, sobre todo o ciclo de vida de máquinas e equipamentos, incluindo transporte, instalação, utilização, manutenção e até mesmo sua eliminação ao final da vida útil.
 

Quais as características da chave fim de curso?

Uma chave fim de curso é composta basicamente por três elementos, sendo eles:

-Caixa;

-Contatos;

-Atuadores.

A caixa contêm o mecanismo de acionamento e os contatos, existem caixa de plástico e de metal. Esses dispositivos possuem um contato NF (mais comum) mas também tem os contatos NA. As chaves de fim de curso são robustas devido a corrente que suportam e a quantidade de ciclos de vida útil que o mesmo tem. Como os demais elementos temos também alguns tipos de atuadores como:

Pinos arredondados, pinos com roletes, hastes flexíveis, alavanca com roletes, alavancas angulares com roletes. Sendo assim é fundamental considerar detalhes como o espaço disponível para a instalação, o grau de proteção, tipo de atuador, tipo de contato NA ou NF, entre outros.

Contato NA:  Essa denominação se deve a abreviatura da função Normalmente Aberto. (inglês Normaly Open). Os códigos de função para contatos auxiliares NA são 3 e 4, estes representados sempre no segundo digito.

Contato NF: Essa denominação se deve a abreviatura da função Normalmente Fechado. (inglês Normaly Closed). Os códigos de função para contatos auxiliares NF são 1 e 2, estes representados sempre no segundo digito.

 

Sobre a loja

Agrimaqui - Comercio de Equipamentos Industriais - Esteiras Transportadoras, Máquinas de costura para sacaria, Seladoras para embalagens, Paletizadoras Envolvedoras de paletes, Balanças Industriais, Mesas Elevatórias Manuais, Plataformas Elevatórias Hidráulicas, Transpaletes e Carrinhos de Armazém.

Pague com
Selos

Agrimaqui Equipamentos Eireli - CNPJ: 09.660.426/0001-46 © Todos os direitos reservados. 2021