31.07.2010
ico Três fortes tremores atingem centro do Chile e provocam alerta de tsunami
11/03/2010 - Três fortes tremores atingem centro do Chile e provocam alerta de tsunami
Três fortes tremores secundários abalaram o Chile na manhã desta quinta-feira (11), 12 dias depois de um abalo de magnitude 8,8 ter destruído regiões do país e matado ao menos 802 pessoas. A Marinha do país emitiu um alerta de tsunami (ondas gigantes) para a costa.

Dois dos tremores ocorreram poucos minutos antes do início da cerimônia de posse do novo presidente chileno, Sebastián Piñera, e um deles foi durante a cerimõnia, na cidade portuária de Valparaíso, onde fica o Congresso.

O alerta de tsunami vale para a região de Valparaíso. O Escritório Nacional de Emergência (Onemi) pediu que a saída das pessoas da costa seja feita "com calma". A rádio Bio-Bio informou que a retirada da população das cidades costeiras já começou e estava sendo feita com calma, sem incidentes.

Segundo o órgão do governo, não há relato imediato sobre novas vítimas e danos.

Logo após tomar posse, Piñera disse que o alerta é "preventivo". "Não queremos alarmar ninguém, mas queremos tomar precauções para evitar perdas de vidas e acidentes", disse. "Mais vale prevenir que remediar."

 

O primeiro abalo ocorreu às 11h39 locais (mesmo horário de Brasiília) e foi avaliado em magnitude 7,2, segundo o Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA. O epicentro localizou-se na região chilena de Libertador O'Higgins, a 10 km de profundidade, e a 124 km a oeste-sudoeste da capital.

Ele foi seguido 16 minutos depois por outro tremor, na mesma região, de magnitude 6,9. Às 12h06, um terceiro abalo, de magnitude 6, foi registrado na mesma região.

O primeiro tremor foi sentido durante 45 segundos na capital. As primeiras informações são de que, em Santiago, ele teve intensidade 6 na escala de Mercalli, que vai até 12.

Apesar de a Marinha chilena ter emitido o alerta, o norte-americano Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico não deu alarme.

O governo chileno foi bastante criticado pela maneira como reagiu ao terremoto de 27 de fevereiro, o que levou a diretora da Onemi a pedir demissão nesta quarta-feira, após ter admitido erro ao não dar alerta de tsunami para a costa.

 

PRODUTOS

****Contato - Escolha uma das formas de contato.
***contato - Atendimento de segunda a sexta das 8:00 as 18:00 hs
**Contato E-mail Escrevanos e fale sobre:
2 blog da lantextil
3 blog lemaqui
4 blog da indumaqui
Novas Marcas

Valid XHTML 1.0 Transitional

Av. Sete de Setembro, 320 - Sala 2 - Lajeado - RS - CEP: 95900-000 - Fone/Fax: +55 (51) 3726.4252 / 3714.4258
Email/MSN: vendas@lemaqui.com.br - Skype: L30110136 - Voipdiscount: L30110136


Copyright © 2008 - Todos os direitos reservados - Design e Tecnologia iCert informática